top of page

Como lidar com o estresse

Atualizado: 21 de fev. de 2022

Por Rodrigo Curty


Como você lida com o estresse na sua vida pessoal e no trabalho? É impressionante como ele se faz presente no nosso dia a dia.


Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos mostra que aproximadamente 90% da população mundial sofre com o estresse. Sim, 90%. No Brasil, de acordo com um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse.

E quais seriam as causas? Correria, obrigações, rotinas, falta de dar uma atenção a saúde física e mental. Falta de planejamento e procrastinação também colaboram bastante.


E infelizmente, muitas desculpas, como por exemplo: “amanhã eu farei 30 minutos de atividade física”; “vou começar uma meditação”; “vou dormir melhor”, e por aí vai. O não cumprimento e pior, as cobranças que temos conosco só ocasionam o aumento do estresse.

Agora, muita calma nessa hora. Esse problema como todos os outros também tem solução. Abaixo, deixo 5 dicas para lidarmos melhor com o estresse:


1 – Aprender a respirar


Uma boa respirada, alivia o estresse. Tente fazer disso um novo hábito. Quando bater aquele nervoso, ansiedade, momentos de raiva, pare imediatamente, feche os seus olhos e respire profundamente, de maneira bem devagar. Nesse momento, pense em coisas boas, momentos que te deram alegria. A positividade te dará tranquilidade.


Vale também experimentar a meditação.


2 - Praticar exercícios físicos

Por mais que pareça banal e repetitivo ressaltar os benefícios de se praticar atividades físicas diariamente, muitos postergam. Acredite, se permitir pelo menos 30 minutos para uma atividade que trabalhe o corpo e a mente, proporcionará benefícios para as suas emoções, diminuirá a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e de quebra, fará com que libere endorfinas e consequentemente lhe trará o bem-estar.


Se não tem o costume, comece devagar, por exemplo com caminhadas ao ar livre ou numa esteira.


3 - Descansar

Esse é um fator importantíssimo para combater o estresse. Respeite o seu organismo. Procure levar a sério o tempo que tem de descanso. O cansaço físico e mental é um dos principais fatores para aumentar o estresse e a ansiedade.


Procure dormir pelo menos sete horas por noite. Experimente fazer umas massagens corporais para aliviar tensões.


4 - Ter uma alimentação saudável


A correria profissional, nos leva ao risco de nos alimentarmos de maneira rápida e pouco saudável. Acrescentar alimentos como a banana, nozes e amendoim ajudam no nosso bem-estar físico.


Vale investir em alimentos ricos em ômega 3, como linhaça, salmão, nozes, amêndoas, entre outros que colaboram para um melhor funcionamento do sistema nervoso, consequentemente, diminuindo o estresse e o esgotamento mental.


5 - Administrar melhor o tempo


Administrar melhor o tempo, as tarefas, objetivos e prioridades de cada dia, alternando como o tempo que disponibilizará para as questões mencionadas acima e também incluir momentos de lazer, com certeza fará que sinta a diferença no seu nível de estresse.




Quer saber mais sobre como lidar com o estresse e com questões que colaboram para o seu desenvolvimento humano? Fale conosco!

Siga a Girasole DH nas redes sociais. Acesse o nosso site: www.girasoledh.com.br


Até a próxima!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os benefícios da Psicologia Positiva nas Organizações 

Daniela Madalena Galhardo Curty MBA em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano Instituto de Pós-Graduação - IPOG São Paulo, SP 31 de agosto de 2022 Artigo cientifico avaliado com

bottom of page