Feedback impulsiona o desempenho e os resultados
- rodrigo7524
- 30 de abr.
- 2 min de leitura
Por Dani Galhardo
Quer melhorar o desempenho da sua equipe? Então, dê feedback.
Segundo dados da Gallup, 80% dos funcionários que afirmam ter recebido feedback significativo na última semana estão totalmente engajados.
Porém, é comum ouvir das pessoas que elas não recebem feedback constante dos seus gestores. E um dos motivos disso é a falta de tempo. Com os negócios acontecendo em uma velocidade cada vez maior, acaba sendo tentador passar para a próxima tarefa, sem um retorno para os colaboradores. Só que isso impacta diretamente o desempenho do time, e consequentemente, os resultados.
Então temos um mito para desfazer aqui. O feedback não precisa de uma longa conversa entre gestor(a) e colaborador(a). Ele pode ser rápido. Ele precisa ser frequente, assertivo e significativo.

Além disso, muitas pessoas tem aversão a palavra feedback, pois já associa a coisa ruim. E feedback é retorno. Então, ele deve ser dado quando é necessário redirecionar / corrigir um comportamento, mas também para reforçar algo que está bom. Segundo um levantamento da Pulses, empresa especializada em medição de clima organizacional, o feedback positivo tem um grande peso: profissionais que se sentem satisfeitos com a frequência e a qualidade do reconhecimento são 2,4 vezes mais engajados. O reconhecimento pode reforçar o senso de significado e propósito de uma equipe.
Em equipes que tem a cultura do feedback instalada, todos podem se sentir mais à vontade, pois sabem o que melhorar e o que manter. São vários os benefícios:
- Energiza os funcionários,
- Retém talentos,
- Melhora a produtividade: um estudo da Gallup revelou que equipes que recebem feedback regular apresentam um aumento de 14,9% na produtividade em comparação com aquelas que não o recebem,
- Aumenta a confiança: segundo dados da GPTW, quanto mais feedbacks recebidos pela liderança, maior é a taxa de confiança dos funcionários na organização.

O grande desafio, é como oferecer o feedback. Para que ele seja assertivo e significativo, deve ser baseado em um fato, não em um julgamento. Além disso, é imprescindível mostrar para o(a) colaborador(a) o impacto daquela ação / comportamento.
Feedback é uma das ferramentas que os líderes têm à sua disposição para aumento do engajamento, para construção de um ambiente de confiança e de segurança psicológica.
Então, se feito da forma correta, pode ser usado sem moderação.
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