Por Rodrigo Curty
É comum vivenciarmos no dia a dia, como uma comunicação ruim, erros de entendimento, gastos de energia desnecessários atrapalham o crescimento e desenvolvimento dos envolvidos.
Quem já fez um treinamento de PNL, com certeza deve ter escutado o termo “mapa não é território”. Sim, o que é claro para um, não necessariamente é também para o outro. Cada um interpreta de um jeito a sua realidade.
A comunicação é a grande responsável pelo entendimento, união e trabalho realizado com mais qualidade. E pode acreditar, ela colabora e muito também na nossa vida pessoal.
O fato de eu, você e tantos outros que nos relacionamos acharmos que somos claros na nossa comunicação, pode atrapalhar no resultado final, caso não haja feedback, linguagem adequada a cultura e conhecimento de cada um, entre outras coisas.
Abaixo, listo 05 maneiras para usar a comunicação a seu favor
1 - Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende do que você fala.
Sim, muitas das vezes pensamos que o que falamos está claro para o nosso receptor. Comece a checar sobre o que o outro entendeu do que você falou. Você pode se surpreender e descobrir que, de repente, você falou maçã e o que foi entendido foi banana. Ou seja, normalmente nos atentamos mais ao que falamos e não ao que o outro escutou.
2 – Modelo de mundo
Você já ouviu esse termo? É sabido que cada pessoa tem uma história de vida, valores diferentes, crenças, entre outras questões que resultam em diferentes maneiras de se comunicar. Por isso, é importante usar uma linguagem familiar ao público em questão.
3 – Ouça para entender e não para responder
A maioria das pessoas ouvem algo e já prepararem uma resposta. É a tal falta de atenção plena ao que é comunicado. Assim, vale sempre praticar a escuta. Abaixo veja como treinar:
- Concentração - ouvir atentamente o que está sendo dito,
- Pensar antes de falar,
- Ouvir com empatia,
- Checar o que foi dito e falar baseado no que ouviu,
- Jamais se esquecer que a escuta traz aprendizado.
4 - Feedback
Algumas pessoas não conseguem dar e muito menos receber feedback, tanto por parte da equipe, quanto do gestor, é reflexo da falta de confiança, transparência e cooperatividade.
A promoção da cultura de feedback, de troca contínua, é a melhor forma de evitar que essa situação se mantenha. Esse também é um dos problemas de comunicação, pois interfere diretamente no desenvolvimento dos profissionais e da empresa.
5 – Voz ativa para todos
Uma das melhores formas de se obter sucesso na comunicação dentro das empresas é dar a oportunidade para que todos participem dos processos estratégicos.
Sem dúvida, quem consegue ser ouvido, tende ser mais motivado e engajado. Aquele que está acima, quando olha para quem está em desenvolvimento e lhe dá a chance de mostrar seu valor, é um líder.
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