top of page

Saiba o que é a Segurança Psicológica e qual a sua importância nas organizações

Por Daniela Galhardo


O tema segurança psicológica tem despertado a atenção das organizações. E você sabe o que é isso? Um ambiente psicologicamente seguro é um lugar onde:


- As pessoas se sentem confortáveis para expressarem suas opiniões,

- Para serem elas mesmas,

- Para compartilharem suas experiências e ideias,

- E compartilharem suas preocupações e erros, sem medo de represália.


Pelas palavras de Amy Edmondson, autora do livro “A organização sem medo”:

“Quando nos sentimos seguros para sermos sinceros em um ambiente onde há respeito e confiança. É também quando temos vontade de nos envolvermos em conflitos produtivos”.


O Google realizou um trabalho chamado Projeto Aristóteles, que pesquisou 180 times, com a intenção de identificar o que diferenciava as equipes de alta performance das demais. E, Como resultado da pesquisa, sabe qual foi fator mais importante para um time de sucesso? Sim, a segurança psicológica.


No dia a dia de uma organização, a segurança psicológica se apresenta de diferenças maneiras.


Podemos olhar para 04 pilares:


O primeiro é a segurança em PERTENCER: Todos nós queremos nos sentir incluídos. Ansiamos por pertencer. Esta etapa significa que todos os membros são incluídos e bem-vindos, sem discriminação de gênero, idade, origem social, orientação sexual, ou qualquer outra coisa.


O segundo pilar a segurança em APRENDER: quando os membros da equipe se sentem seguros para fazerem perguntas, inovarem, arriscarem e aprenderem com os erros.


O terceiro pilar é a segurança em INTERAGIR: quando os membros da equipe se sentem seguros para pedir ajuda, ter conversas difíceis, dar e receber feedback.


E o quarto pilar é a segurança em SE EXPRESSAR: quando os membros da equipe se sentem seguros em expor problemas, trazer ideias e questionar o status-quo.


Vale ressaltar que a segurança psicológica não tem a ver com “ser legal” e evitar desconfortos. Não se trata de evitar situações difíceis. Trata-se de praticar franqueza e honestidade, mas com gentileza e empatia.


Claro que essa é uma iniciativa que deve ser inspirada pela liderança. Mas qualquer membro da equipe pode ser o incentivador dessa cultura, por exemplo fazendo com que as pessoas ao redor se sintam bem-vindas e parte do grupo. É uma corrente que estimula as pessoas a terem interesse pelos outros.


E como criar um ambiente psicologicamente seguro? Criar a cultura do diálogo, a cultura do feedback, praticar a empatia, a escuta ativa, a tolerância ao erro e às diferenças, o incentivo à criatividade, e inclusão nas tomadas de decisão, são alguns dos elementos que contribuem para isso.


Se você quer ter uma equipe de sucesso, é de extrema importância trabalhar esse tema com os times. A segurança psicológica, além de nos ajudar a ter equipes de alto desempenho, auxilia na construção de ambientes mais propensos à inovação.


Até a próxima!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page