top of page

DE JANEIRO A JANEIRO

Por Rodrigo Curty


E estamos próximos de mais um término do mês de janeiro. O mês que dá uma atenção especial a saúde mental e que leva o nome de janeiro branco.


E será que estamos dando a devida atenção a esse importante tema? É fato que na vida, sem dúvida nenhuma, o que mais importa é a saúde, afinal, sem ela, de nada valerá ter status, vida financeira equilibrada, entre outras coisas.


Após o período da pandemia, tudo levava a crer que o ser humano evoluiria no que diz respeito a ser mais reflexivo, tolerante, atento as mudanças de uma maneira mais tranquila, só que infelizmente não é isso que vivemos. Ainda falta muita coisa para sermos mais empáticos, demonstrar as nossas vulnerabilidades, pedirmos ajuda e evoluirmos.


E sim, é sabido que cada vez mais, as empresas estão finalmente tendo um novo olhar ao seu maior bem, as pessoas. É importante que se diga, parafraseando a música da Roberta Campos, que esse cuidado com a saúde mental siga de janeiro a janeiro e não apenas no único mês.


Vale a reflexão de se criar novas rotinas e diretrizes de trabalho. Desenvolver a escuta ativa, explorar mais as relações, discutir ou dividir temas sobre estresse, burnout, depressão, a necessidade diária de ter equilíbrio na vida pessoal e profissional. Levar para dentro técnicas de relaxamento, autogestão para lidar melhor com as emoções. Entender que somos diferentes e que juntos podemos viver mais e melhor. Valorizar o que vale ser valorizado.


O investimento em treinamentos, palestras, workshops, team buliding são infinitamente menor que um problema de saúde de colaboradores(as). Investir para que o seu maior bem desenvolva a sua inteligência emocional e consequentemente tenha uma saúde mental adequada é sem dúvida nenhuma, a melhor investida e estratégia.


É preciso, de uma vez por todas aprendermos a lidar com as nossas emoções e as emoções de quem está ao nosso redor.


Me conta, o que você faz para ter uma saúde mental? Como a sua empresa dá atenção a esse importante tema?


Até a próxima!




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os benefícios da Psicologia Positiva nas Organizações 

Daniela Madalena Galhardo Curty MBA em Neurociência e Psicologia Positiva no Desenvolvimento Humano Instituto de Pós-Graduação - IPOG São Paulo, SP 31 de agosto de 2022 Artigo cientifico avaliado com

bottom of page