Saiba como as 5 linguagens do amor colaboram nas suas relações do dia a dia

Por Rodrigo Curty

#garychapman #amor #comportamento

O quanto você pratica a gratidão, expressa cuidado com você mesmo, ao próximo, seja no trabalho ou na sua vida pessoal?


Hoje em dia, é cada vez mais comum nos depararmos com relações conturbadas. Seja por questões de incompreensão, falta de reconhecimento, de amor próprio e também para outra pessoa.


Penso que o mundo precisa sim de mais amor. De mais respeito, empatia, compaixão, colaboração e entendimentos. Falta compreender como pode ser aplicado ou inserido esse amor no nosso dia a dia.


Desta maneira, recomendo, se fizer sentido para você, o livro “As 5 linguagens do amor”, de Gary Chapman, que explica muito bem esse tema. O título já ultrapassou a marca de mais de 10 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo.



O livro nos mostra com bastante clareza os diversos modos de expressar o nosso amor pelo outro e por nós mesmos. Sem dúvida, a sua relação com seus familiares, parceiros de negócios, novas relações irão melhorar e você se será mais grato.


Deixo abaixo, as 5 linguagens do amor, para que você possa aprender, descobrir a mais predominante em você e já colocar em prática:


Palavras de afirmação

São aquelas pessoas que necessitam receber de você, elogios, reconhecimento, motivação, conforto e palavras de carinho para se sentirem mais importantes, confiantes, valorizadas e amadas.



Para se ter uma ideia, dizer um simples “eu te amo” e elogios sinceros fará toda a diferença.


Para agora e reflita: Você fala “eu te amo” para seu filho, filha ou para uma pessoa da sua relação? Você diz as pessoas que trabalham com você, o quanto ele ou ela são importantes na sua empresa? E quando foi a última vez que você elogiou quem está a seu redor? E por fim, o quanto você se elogia?



Presentes

Muitas pessoas se sentem amadas quando recebem presentes, mimos, lembranças e vivem experiências marcantes.

Você gosta de ser surpreendido quando alguém te dá algo que lembrou de você? Isso com certeza deve te proporcionar uma alegria.


Toque físico

Muitas pessoas, principalmente as crianças gostam de ser tocadas, abraçadas, beijadas, ganhar carinho, uma massagem, etc. Por isso, vale se atentar quem ao nosso redor, ama esse tipo de linguagem amorosa.


Atos de serviço

Aqui são aquelas pessoas que gostam de receber favores, cuidados, ajuda através de serviços. Coisas que facilitam a vida.


Pessoas que têm essa forma de amar também desejam ser percebidas. Por exemplo, fazer uma café-da-manhã, ajudar um colaborador a resolver uma tarefa, apoiar um cliente, dividir tarefas domiciliares, etc.


Tempo de qualidade

As pessoas com essa preferência na forma de amar, esperam por atenção plena. Desejam longas conversas, praticar esportes, participar de jogos, brincadeiras, fazer alguma atividade em conjunto. Tudo isso a fará se sentir valorizada e amada por você.


É importante que cada um de nós, saiba qual das cinco linguagens é a principal, e quais as outras quatro que também tem uma demonstração de amor, que muita das vezes não é percebida pelas pessoas do nosso dia a dia, o que ocasiona em tristeza e falta de gratidão.


Vale observar também o que as pessoas a sua volta fazem dentro dessas 5 linguagens para que tenha ciência do quanto é amado(a).


Reflexão

Após conhecer as 5 linguagens do amor, se fizer sentido, experimente dividir com as pessoas ao seu redor a maneira que você gosta de receber amor.


Quem doa amor, recebe de volta. Isso também vale na empresa. Como será que o seu cliente espera ser valorizado? O que você pode dar a mais para mostrar a importância dele no seu negócio?


E os seus colaboradores? O que de fato o deixará mais realizado e amado? Prêmio em dinheiro pela meta batida? Viagem? Uma simples carta de parabéns?


É maravilhoso receber aquilo que se deseja. Comece a praticar hoje mesmo e com certeza terá melhores relações.


Até a próxima!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo