Por Daniela Galhardo
Você já ouviu falar das forças de caráter? São características positivas que todas as pessoas possuem. Uma linguagem comum para descrever o que há de melhor nos seres humanos.
E conhecê-las nos ajuda a compreender quem somos, sermos nós mesmos. As forças colocam os nossos valores em ação. Através delas também manifestamos as nossas virtudes.
Para isso, é muito importante identificar as suas forças mais altas e utilizá-las cada vez mais e de maneira mais assertiva no dia a dia. Quando o indivíduo conhece e usa as forças mais desenvolvidas, ele floresce.
Ao todo são 24 forças. Martin Seligman e Christopher Peterson, precursores da Psicologia Positiva, fundaram em 2001 o VIA Institute, organização sem fins lucrativos dedicada a levar a ciência das forças de caráter para o mundo. Junto com um time de pesquisadores, fizeram um grande estudo, que resultou em um inventário composto por 24 forças organizadas em 06 virtudes (sabedoria, coragem, humanidade, transcendência, temperança e justiça), que são valorizadas em todo o mundo e todas as culturas. O assessment VIA Survey, ou Questionário VIA, única pesquisa científica gratuita sobre forças de caráter, fornece a classificação das forças de cada indivíduo.
São elas:
Com frequência o nosso melhor não é explorado. Muitas pessoas não descobrem todo o seu potencial ao longo da vida, pois colocou o foco naquilo que não era bom.
Quando uma pessoa não conhece ou utiliza seus pontos fortes e suas forças, aumentam as chances de não gostar do trabalho, ter mais interações negativas que positivas e produzir menos. E a falta de foco nas potencialidades, no melhor de cada um, leva a falta de florescimento.
O segredo é ter consciência das potencialidades. Foco no melhor do ser humano. No seu melhor, para utilizá-lo conscientemente para florescer e ter melhores resultados.
E você? Já conhece as suas forças mais altas?
Comments